Módulo educativo sobre emergências escolares

Autores

  • Ana María Fajardo-Maldonado Autor Consultora Internacional para Americancol Inc.
  • Iván Mauricio Gómez-González Autor Semillero de Investigación. Facultad de Enfermería. Universidad El Bosque.
  • Diego Alexis Corredor-Peñaranda Autor Semillero de Investigación. Facultad de Enfermería. Universidad El Bosque.
  • Gina Milena Mondragón-Romero Autor Semillero de Investigación. Facultad de Enfermería. Universidad El Bosque.
  • Jennifer Paola Ortegón-Rodríguez Autor Semillero de Investigación. Facultad de Enfermería. Universidad El Bosque.
  • David Leonardo Tovar-Cortés Autor Semillero de Investigación. Facultad de Enfermería. Universidad El Bosque.

Palavras-chave:

Saúde escolar, emergência, enfermagem, educação em saúde, atitude, comportamento. (Fonte, DeCs, Bireme).

Resumo

Para conhecer o comportamento frente a emergências escolares, foi realizada uma pesquisa descritiva sobre o efeito de um processo educativo em um programa de saúde na escola. O estudo foi levado a cabo entre 2007 e 2008 no distrito de Suba em Bogotá com um grupo de 120 estudantes de 6 a 18 anos de estratos zero, uno e dois. Com uma metodologia lúdica, pedagógica e de experiências, foram avaliados os conhecimentos dados a esta população, na que foram observados alterações dos estilos de vida e dos hábitos individuais e grupais. O 95% das meninas validaram os conhecimentos em saúde sobre o manejo de emergências escolares. O 100% da população contribuiu à elaboração do plano e participou nas práticas. Isso faz tomar consciência da importância do programa de saúde escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana María Fajardo-Maldonado, Consultora Internacional para Americancol Inc.

Enfermera. Magíster en Educación con Énfasis en Investigación. Especialista en Análisis de Datos. Coach Empresarial Asociado Certificado. Consultora Internacional para Americancol Inc. Carrera 17 No. 136 – 19. Ap. 104. Bogotá, D.C. Colombia.

Iván Mauricio Gómez-González, Semillero de Investigación. Facultad de Enfermería. Universidad El Bosque.

Estudiantes de X Semestre. Semillero de Investigación. Universidad El Bosque. Facultad de Enfermería. Carrera 7B Bis No. 132 - 11. Bogotá. Colombia

Diego Alexis Corredor-Peñaranda, Semillero de Investigación. Facultad de Enfermería. Universidad El Bosque.

Estudiantes de X Semestre. Semillero de Investigación. Universidad El Bosque. Facultad de Enfermería. Carrera 7B Bis No. 132 - 11. Bogotá. Colombia

Gina Milena Mondragón-Romero, Semillero de Investigación. Facultad de Enfermería. Universidad El Bosque.

Estudiantes de X Semestre. Semillero de Investigación. Universidad El Bosque. Facultad de Enfermería. Carrera 7B Bis No. 132 - 11. Bogotá. Colombia

Jennifer Paola Ortegón-Rodríguez, Semillero de Investigación. Facultad de Enfermería. Universidad El Bosque.

Estudiantes de X Semestre. Semillero de Investigación. Universidad El Bosque. Facultad de Enfermería. Carrera 7B Bis No. 132 - 11. Bogotá. Colombia

David Leonardo Tovar-Cortés, Semillero de Investigación. Facultad de Enfermería. Universidad El Bosque.

Estudiantes de X Semestre. Semillero de Investigación. Universidad El Bosque. Facultad de Enfermería. Carrera 7B Bis No. 132 - 11. Bogotá. Colombia

Como Citar

Fajardo-Maldonado, A. M., Gómez-González, I. M., Corredor-Peñaranda, D. A., Mondragón-Romero, G. M., Ortegón-Rodríguez, J. P., & Tovar-Cortés, D. L. (2009). Módulo educativo sobre emergências escolares. Aquichan, 9(1). Recuperado de https://aquichan.unisabana.edu.co/index.php/aquichan/article/view/169

Edição

Seção

Artigos